
O artista amazonense Rui Machado se prepara para expor pela primeira vez em Portugal, a convite do recém-inaugurado Instituto Amigos da Amazônia (iAMA), localizado na cidade de Porto (PT). Prevista para acontecer em outubro, na inauguração da instituição, a mostra foi adiada para 2021, em virtude da pandemia do novo coronavírus, mas um ‘aperitivo’ já pode ser apreciado no espaço: o quadro “Amazonas: homem, fauna e flora”.
Pintado com tinta sobre uma de tecido, ele retrata a fauna e a flora da Amazônia, bem como um pouco da cultura do homem, representado pela cúpula invertida do Teatro Amazonas, um dos principais cartões postais do Estado, bastante retratado pelo artista plástico. “O quadro mede 70 x 70 cm e foi produzido durante a pandemia, especialmente para o Instituto. O trabalho está dentro da temática que venho desenvolvendo ao longo desses anos”, destaca.
O universo amazônico, que envolve costumes, objetos, traços comportamentais e paisagens da região, é a principal fonte de inspiração de Rui, que também é poeta e compositor. Denominada “Travessia”, sua primeira exposição ocorreu em 1982, dentro do Projeto Hahnemann, no do Teatro Amazonas. Desde lá, o artista plástico já participou de 28 exposições individuais e 80 exposições coletivas.
Fonte: A Critica