Amazônia: Arte & Fatos, é a mais nova exposição do renomado artista amazonense Rui Machado, em cartaz na Galeria do ICBEU Manaus, desde o último dia 26 de outubro. A inauguração da vernissage aconteceu no dia 25 de outubro, às 19h, com participação da Amazonas Band, sob a regência do Maestro Rui Carvalho. Também aconteceu um brilhante desfile da grife Bem Ditas, de Sônia Jinkings, com estampas de Rui Machado. Reverenciando o artista em sua multidisciplinaridade e demonstrando a rica contribuição da sinergia de cores, musicalidade, moda e essência amazônica, fonte inesgotável de inspiração, sendo afirmações claras da importância de preservação e conversação de nossos biomas e biodiversidades existentes, além de demonstrar à sociedade brasileira a versatilidade como alternativas inigualáveis para a criação, fabricação e produção na Amazônia Profunda.
Parceria consagrada do artista Rui Machado e ICBEU proporciona a sociedade brasileira verdadeiro encontro com as artes plásticas na Amazônia.
Vale destacar que esta é a segunda exposição individual do artista na Galeria de Artes do ICBEU- Manaus. A primeira aconteceu no ano de 2011 e contou com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos da América do Norte no Brasil. A Cultura de Paz fomentada pelo ICBEU em conjunto com conceituados artistas, proporcionam a atmosfera de intercâmbio multicultural, enriquecendo sobre maneira a percepção do público participante, assim como viabiliza espaços de interações sociais para o aprimoramento do netwok fundamental para a visibilidade da trajetória de importantes agentes culturais da Sociedade Amazônica para o Mundo.
O artista considera serem estas as duas maiores exposições de sua trajetória, tanto pela quantidade de obras quanto pela importância que o ICBEU – Manaus exerce em sua vida e em sua história. Ambos nasceram em 1956 e seu fundador também chamava-se Ruy Machado (Alencar), foi um amigo importante e muito estimado pelo artista. Em 2016, Rui Machado e o ICBEU – Manaus completaram 60 anos. Rui foi homenageado pelo ICBEU com a Medalha Cultural e Educacional, sendo esta a maior honraria que a instituição outorga a personalidades da cidade.

As obras retratam costumes, objetos, traços comportamentais e paisagens da realidade e do imaginário do caboclo amazônico, todas em acrílica sobre tela. Uma das obras mede 80×80 cm e as demais 50×50 cm. A curadoria foi feita pelo próprio artista. Concepções singulares que traduzem as mais sublimes perspectivas da imagética dialética amazônica, transpondo os apreciadores das Artes ao ambiente de olhares e perspectivas únicos e de sensibilidade humanista da rica cultura, expressões da vida dos Povos da Floresta e principalmente da mescla da sociedade e natureza, implacáveis para a compreensão da formação do pensamento social da Amazônia.

Sobre a inspiração para essa mostra, Rui Machado conta que “Todos os quadros foram criados especialmente para esta ocasião.
Com relação ao nome da exposição, ‘Amazônia: Arte & Fatos’, quis dizer que nessa série de trabalhos tem arte da Amazônia e fatos que aqui acontecem. Alguns quadros retratam paisagens amazônicas, uns como denúncia, outros com um sentimento de esperança de uma Amazônia preservada e um mundo melhor. Mostro a fauna, flora, arte indígena e povos da floresta. Tudo isso é arte amazônica.”.

Nas palavras do Diretor-Presidente do ICBEU, Luis Fabian Barbosa, Rui persiste criativo, instigante, provocador, intenso, tal como nossa colossal e preciosa Amazônia. “É um verdadeiro trabalho de antropologia visual, a produção artística de Rui Machado para esta exposição, certamente precedida de cuidadoso estudo do ethos amazônico. A visão do artista – ora realista, ora romântica – choca e surpreende, preocupa e emociona, proporciona ao expectador diversos sentidos e triunfa, ao fazer brotar o desejo e a esperança de preservação da Amazônia, de sua mata, de seu povo, de sua cultura.”
A vivência amazônica sentidas são elementos constituintes da linguagem singular estabelecida do homem com a Terra. Prova da sinergia são os artefatos produzidos pela etnias, que viabilizaram a interação com o meio, retratados pelo artista Rui Machado em sintonia com as tecituras da Vida Amazônica.
O catálogo da exposição é uma edição bilíngue, projeto gráfico da editora Reggo, com imagens do fotógrafo Roumen Koynov. Além das obras, o catálogo vem acompanhado de um CD com 19 músicas autorais de Rui, em parceria com outros artistas. Trata-se de mais uma preciosidade literária, que reúne outra grande paixão do artista, amor dedicado à composição de peças musicais, que sagraram premiações, além de embalar melodicamente os sentimentos de Amazônidas, ecoando por toda parte a sua romanticidade, criatividade rítmica, assim como parceria fantásticas, celebrando a Música genuína da Amazônia, e seus fazedores e interpretes das mais lindas canções, levando à memória e aos corações a sintonia sinérgica do amor, respeito e sensibilização para o bem comum da humanidade. As suas obras literárias são cantadas pelos consagrados nomes da música regional com David Assayag, Márcia Siqueira e inúmeros talentosos artistas da mais elevadas qualidade musical. E para brindar com o público o encarte de apresentação da exposição é composto com CD reunindo premiadas canções, e muitas de suas obras que são poemas inesquecíveis.
O catálogo bilíngue é também o instrumento de socialização do conhecimento, reunindo a produção literária resultante de estudos minuciosos pelo artista Rui Machado, em formato que oportuniza a prática do estudo de Língua Inglesa e Língua Portuguesa, a partir de leitura de poemas, textos e músicas do autor.
Sobre Rui Machado
Rui Machado é artista plástico e poeta. Nasceu em Manaus no dia 17 de agosto de 1956. Sua relação com as artes começou cedo, com diversas manifestações, desde desenho e escrita, até esculturas. Sua primeira exposição de artes plásticas foi em 1982, denominada Travessia, no hall do Teatro Amazonas, dentro do Projeto Hahnemann. Já em 1984, lançou seu primeiro livro de poesias, intitulado Anjos e Mistérios.

Possui, até agora, 25 prêmios e homenagens. Como poeta, possui mais de 50 composições. Recebeu seu primeiro prêmio musical em 2017, no 6º Festival Amazonas de Música, em 1º Lugar com a música “Remando Estrelas” em parceria com Valdo Cavalcante. Em 2018, também foi vencedor do FECANI, Festival da Canção de Itacoatiara, com a música “Por um triz”, também em parceria com Valdo Cavalcante.
As percepções de espacialidades do Templo das Artes, o Teatro Amazonas é o cenários de consagração do artista Rui Machado, que reserva sempre cativas homenagens ao lugar de maior eferverscência cultural da Amazônia.
Erik Holm-Olsen (Conselheiro para Assuntos de Cultura, Educação e Imprensa da Embaixada Americana) e o multicultural Rui Machado.
Exposição
O QUE: Exposição “Amazônia: Arte & Fatos”, de Rui Machado.
QUANDO: Período de visitação: 26 de Outubro a 26 de Novembro de 2019, de segunda a sexta de 15h às 10h
ONDE: Galeria de Artes do ICBEU Manaus (Unidade Centro – Av. Joaquim Nabuco, 1286).
Galeria ICBEU Manaus – Amazonas Saberes e Conhecimentos: a interação promovida pelo artista Rui Machado reserva as amantes das artes encantos e sensações em um dos mais modernos e sofisticados espaços de fomento das Artes do Brasil.
Fonte : Shigeaki Alves