O artista plástico e poeta amazonense Rui Machado encerrou, nesta sexta-feira (22), a exposição ‘Amazônia: Arte & Fatos’, que estava em cartaz na galeria do ICBEU Manaus. O artista levou ao espaço 43 quadros em acrílica sobre tela, que foram todos adquiridos por visitantes.
Foram expostos 42 quadros medindo 50 x 50 cm e um medindo 80 x 80 cm. Para a exposição, Rui Machado contou que levou cerca de um ano de produção para concluir o material.
A exposição aconteceu a convite do presidente do ICBEU, professor Luis Fabian Pereira Barbosa, e foi realizada desde o dia 25 de outubro. Nesses 20 dias úteis, mais de 500 pessoas passaram pela galeria e todos os quadros foram vendidos.
Esta é a segunda exposição individual do artista na Galeria de Artes do ICBEU-Manaus. A primeira aconteceu no ano de 2011 e contou com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos da América do Norte no Brasil.
Sobre Rui Machado
Rui Machado é artista plástico e poeta. Nasceu em Manaus no dia 17 de agosto de 1956. Sua relação com as artes começou cedo, com diversas manifestações, desde desenho e escrita, até esculturas. Sua primeira exposição de artes plásticas foi em 1982, denominada Travessia, no hall do Teatro Amazonas, dentro do Projeto Hahnemann. Já em 1984, lançou seu primeiro livro de poesias, intitulado Anjos e Mistérios.
Possui, até agora, 25 prêmios e homenagens. Como poeta, possui mais de 50 composições. Recebeu seu primeiro prêmio musical em 2017, no 6º Festival Amazonas de Música, em 1º Lugar com a música “Remando Estrelas” em parceria com Valdo Cavalcante. Em 2018, também foi vencedor do FECANI, Festival da Canção de Itacoatiara, com a música “Por um triz”, também em parceria com Valdo Cavalcante.

Fonte: Manaus Show