MANAUS – O artista plástico amazonense Rui Machado foi surpreendido nesta semana com uma foto enviada a ele pela escritora e imortal Nélida Piñon de sua obra da série “Sabor & Arte”. O quadro com motivo amazônico, como é a tônica do trabalho de Machado, foi parar na pinacoteca de Nélida Piñon, que posou para a foto ao lado da obra de arte.
Rui Machado disse ao AMAZONAS ATUAL que não conhece a escritora pessoalmente, mas as obras dele ficaram conhecidas por Nélida por intermédio de uma amiga em comum. Em março deste ano, a escritora o havia presenteado com um livro sobre sua vida, com o titulado “Tenho apetite de almas” – uma fotobiografia de Nélida Piñon, escrito por Bethy Lagardère – com direito a dedicatória.
Surgiu a oportunidade do artista retribuir o gesto e a presenteou com o quadro. “Soube que em seu acervo tinha um espaço em sua sala de jantar e optei por um quadro adequado para o local com um toque amazônico, que é a temática do meu trabalho. Para minha surpresa, recebi uma foto sua ao lado da tela, já devidamente emoldurada, fazendo parte de sua tão importante pinacoteca” disse Rui Machado.
Mesmo sem ter tido a oportunidade de conhecê-la, o artista afirma que ambos criaram laços, principalmente através da arte em comum.
Sobre Nélida Piñon
Nélida Piñon, nascida em 3 de março de 1937, é escritora brasileira, graduada em Jornalismo, e foi editora de várias revistas do Brasil. Eleita em 27 de julho de 1989 para a cadeira que tem como patrono Pardal Mallet, tornou-se a quinta ocupante. Tomou posse em 3 de maio de 1990 e foi a primeira mulher a se tornar presidente da Academia Brasileira de Letras, entre 1996 e 1997.
Fonte : Amazonas Atual