Com uma letra de linguagem romântica, “Por um triz” conquistou o grande prêmio do 33º Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani), na madrugada de 08/09, na cidade de Itacoatiara. O troféu foi entregue a interprete da canção, Jaque Santos, já que os autores da música Rui Machado e Valdo Cavalcante, não puderam comparecer ao evento.
A canção tem letra de Rui Machado, artista plástico e poeta, já bastante conhecido do público por suas toadas para o Boi Bumbá Caprichoso e grandes sucessos gravados pelos grupos Carrapicho, Canto da Mata, Raízes Caboclas, Imbaúba, Raízes do Norte, além de cantores como: Márcia Siqueira, Lucilene Castro, Zezinho Corrêa, Sidney Rezende, J. Carlos Portilho, David Assayag, Arlindo Junior, Amilcar Azevedo, Cafuringa, Jorge Bartholo, Mirtes Melo e outros.
Nas artes plásticas, Rui Machado é bastante atuante com diversas exposições individuais e coletivas, já recebeu prêmios nacionais e regionais, destacando a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, na Camara Municipal em 2016 e a Medalha do Mérito Cultural Péricles Moraes, na Academia Amazonense de Letras em 2011.
Valdo Cavalcante, um dos compositores da canção campeã, iniciou sua carreira aos 12 anos de idade, influenciado pelo seu padrinho Makneh, é um dos maiores nomes da música popular brasileira produzida no Amazonas. Como violonista tocou com vários cantores do cenário artístico amazonense como: Márcia Siqueira, David Assayag, Lili Andrade, Fátima Silva e outros. Em 1997 fez parte do grupo de toadas Raízes do Norte por 4 anos. Já participou e foi premiado em diversos festivais tanto na cidade de Manaus como também no interior do estado. Em 2014 venceu o FECANI (edição 30 anos), com a música “Pintura em Lá Menor”, em parceria com Reinaldo Cardoso, levando o prêmio de melhor música, melhor letra e melhor arranjo. Atualmente se apresenta em várias casas noturnas em Manaus.

Rui Machado e Valdo Cavalcante, também foram os vencedores do 60 Festival Amazonas de Música – FAM 2017, com a música “Remando Estrelas”.
POR UM TRIZ (Valdo Cavalcante/Rui Machado)
Abri meu coração
E deixei você entrar
Fiz o melhor que podia
Sem medir as consequências
Pensei que fosse eterno
O amor nosso de cada dia
Tracei planos de voo
E cartas de navegação
Mas não demarquei os limites
Do meu coração
E sem saber os caminhos
Com você segui viagem
entre o certo e a incerteza
Labirintos de carinho
Um dia tudo acabou
E a vida ficou por um triz
Não me arrependo de nada(repete)
Apenas do que não fiz

Fonte : Fato Amazônico